Apresentação

Função do Blog



Olá, pessoal!
Este blog tem por objetivo ser um canal de comunicação entre o Gestor Educacional e a comunidade escolar da Escola Estadual de Ensino Médio “Antônio José Peixoto Miguel” em Nova Almeida, oferecendo um feedback aos professores, alunos e famílias dos alunos acerca dos trabalhos que vem sendo realizados.
Evidentemente nem tudo o que é feito pode ser blogado, já que isso iria ferir a privacidade dos nossos alunos e as vezes de nossos colegas. Mas aqui você encontrará os horários da semana do gestor de atendimento na escola, os relatórios anuais, uma descrição dos projetos que estão em andamento, sugestões de textos, de filme, opiniões diversas, e mais o que der na telha.
A ideia é que a comunidade escolar possa saber de perto quem é o gestor, pra que ele serve, o que ele tem feito e em que ele pode te ajudar. 
Numa linguagem acessível e informal, esse será o nosso canal de transparência.
 

O que é o cargo “Gestor Educacional”


Esse cargo surgiu de uma proposta da secretaria de educação durante a gestão do Sec. Haroldo Corrêa Rocha chamada de "trio gestor". A ideia é que cada escola fosse gerenciada na forma de gestão compartilhada, dividindo tarefas entre a gestão administrativa (com a diretora), gestão educacional (mais próxima dos alunos) e gestão pedagógica (mais próxima dos professores). Nossa escola, bem como a maior parte das escolas estaduais, não possui um gestor pedagógico, tornando o trio gestor uma dupla gestora.

O processo de escolha do trio gestor aconteceu no início do ano de 2009. A seleção foi aberta a todos os professores efetivos da rede estadual. Em nossa escola, todos os professores que se interessaram participaram do concurso, que consistiu principalmente em uma prova objetiva mais uma redação.

Apresento logo abaixo as atribuições do gestor educacional conforme o regimento escolar. Dentre todas as atribuições alistadas, algumas (5 pra ser mais exato) ainda não foram contempladas; durante um ano letivo a escola passa por diversos situações (algumas delas de crise) que nos levam a fazer escolhas de prioridades (isso pode ser verificado nos relatórios).

Das 14 atribuições do gestor gostaria de chamar atenção para uma última:


“XIV - outras atribuições que lhe forem conferidas.”


Na época em que esse regimento estava sendo elaborado e foi enviado às escolas para apreciação, questionei esse tópico, sugerindo uma adição: “...desde que não conflitem com as acima relacionadas”; mas por alguma razão mantiveram o texto original. Isso quer dizer que legalmente o gestor pode ser incumbido de realizar qualquer função na escola, como segurança escolar, técnico de computadores ou professor de defesa contra as artes das trevas.


O gestor deve trabalhar 40 horas semanais, dividindo essa carga horária nos três turnos (confira os horários do gestor na aba horário semanal).


Extraído do regimento escolar:

CAPÍTULO V
DA GESTÃO EDUCACIONAL
Art. 53 A gestão educacional, exercida pelo gestor educacional compreende: planejamento, coordenação, desenvolvimento, acompanhamento e avaliação de atividades que promovam o fortalecimento do potencial educativo da unidade de ensino, o relacionamento entre a unidade de ensino, a família, e a comunidade e a criação de condições apropriadas à convivência pacífica e ao desenvolvimento integral do educando.
Art. 54 São atribuições do gestor educacional:
I - participar do planejamento e da implantação de ações socioeducativas que integram metas e ações da proposta pedagógica na unidade de ensino;
II - coordenar a elaboração e garantir o cumprimento de normas de convivência, visando à saudável interação do educando;
III - articular-se continuamente com o gestor pedagógico e o corpo docente para atuação conjunta, em especial no que se refere ao educando com baixo rendimento escolar;
IV - desenvolver, junto à família e à comunidade, ações de combate à evasão, de melhoria do rendimento escolar e da disciplina na unidade de ensino;
V - atender aos pais/responsáveis, aos educandos e aos visitantes, encaminhando-os a quem de direito, quando a demanda em questão estiver além de suas atribuições;
VI - planejar e implementar ações articuladas junto às famílias;
VII - buscar auxílio de órgãos e instituições que possam apoiar a unidade de ensino e a família quando isso exigir atuação conjunta e conhecimento específico, em especial quanto à orientação no que tange à sexualidade, à prevenção às drogas e à violência;
VIII - organizar atendimento individual ao educando que demonstre necessidade, com base na análise dos registros disponíveis;
IX - organizar reuniões regulares com educandos para ouvir sugestões e fornecer informação e orientação necessária;
X - organizar e desenvolver projetos e atividades que auxiliem o educando no processo de autoconhecimento e em relação ao mundo do trabalho;
XI - participar da elaboração e implementação do plano de desenvolvimento da unidade de ensino;
XII - participar do conselho de classe, em todas as fases, recolhendo informações que subsidiem ações futuras;
XIII - coordenar e organizar o grêmio estudantil e a representação de turmas;
XIV - outras atribuições que lhe forem conferidas.
 

Quem é o gestor Educacional?

visita à EXPOMAR (Guarapari) com os alunos em 2010 
Não me acho o superman (deixa pra falar de quem eu  me acho em outro post). A imagem de apresentação do blog é uma brincadeira com essa pintura de Alex Ross.
Meu nome é Clériston Nascimento da Silva e sou casado com Jeniffer Nunes Dutra. No momento desse postagem tenho 30 anos.
Sou graduado em Língua Portuguesa e Literatura de Língua Portuguesa pela UFES, especialista em Tecnologia e educação pela PUC Rio (EAD), e estou finalizando meu bacharelado em Teologia pela Faculdade Teológica Unidade de Vitória.
O que vou dizer a seguir pode chocar alguns: Sempre detestei escola. Na primeira série, passava mal pra ir pra casa porque o lugar era deprimente! A educação, de lá pra cá mudou bastante, mas a escola ainda carrega algumas coisas que me aborrecem. Já que temos que ir para esse lugar de segunda a sexta, pelo menos que seja um lugar legal. 
Como professor, minha postura era de erradicar a chatice das aulas. Funcionava bem, nos divertíamos bastante e o aprendizado prosperava. Como gestor o desafio é maior.

Mas a minha missão como gestor ainda é a mesma. Fazer dessa nossa segunda casa um lugar melhor para se estar. Uma escola em que eu gostaria de estudar se fosse adolescente. Uma escola que me instigue a sonhar e me ajude a alcançar meus sonhos.

Além de ser gestor educacional também faço outras coisas na vida. Quem tiver curiosidade continue lendo.

Sou músico compositor. Vocalista, baixista e compositor da “banda de lá”.
Também sou quadrinista. Desde criança escrevo histórias em quadrinhos e tenho algumas histórias publicadas.
Há 8 anos sou o coordenador estadual da organização Embaixadores do Rei aqui no Espírito Santo. Embora seja uma atividade de natureza confessional religiosa, em muitos aspectos se aproxima da gestão escolar.
Também sou seminarista da 1ª Igreja Batista em Nova Almeida, onde leciono em uma classe de estudo bíblico, dirijo o ministério de louvor e prego com certa regularidade.