Relatórios e projetos

Projetos


Abaixo, apresentamos os projetos em atividade e em fase de planejamento. Quem quiser conhecê-los além dessa breve descrição, basta procurar o gestor pessoalmente. Quero frisar que os projetos não são do gestor (embora redigidos e gerenciados por ele). São da escola, e nasceram de necessidades e pedidos de algum segmento da comunidade escolar. São para o bem de toda a escola e precisam do apoio e empenho de todos.

1 – Motivação (ainda sem título) - O projeto que tenho colocado como prioridade  é de motivação aos estudos, trabalhando com os alunos um foco na vida, planejamento e motivação. A abrangência é para os três turnos, todas as séries.

2 - Jornal do Peixoto – Projeto que dá voz e visibilidade à opinião do aluno. Trabalha a produção de texto oral e escrito. Conheça a sua origem aqui:

3 - Não rabisco mais a mesa – Trata-se de um conjunto de ações de sensibilização dos alunos no que diz respeito à conservação do patrimônio público escolar. Algumas dessas ações podem ser visualizadas no blog:  O projeto iniciou-se em 2009, ficou um pouco de molho em 2010 e retorna em 2011. (algumas ações só podem ser conhecidas pelos professores e não serão detalhadas no Blog).

4 - Prevenção as drogas (ainda sem nome) – Consiste em ações que levem os jovens a considerarem as drogas como o inimigo. O principal ponto é uma palestra de caráter informativo e emocional. (algumas ações só podem ser conhecidas pelos professores e não serão detalhadas no Blog). Iniciou-se no ano de 2010 e terá continuidade em 2011.


5 - Ajuda nóis – O projeto nasceu de um pedido de socorro de uma mãe de aluno. Consiste em reuniões no formato de grupo de ajuda, onde pais tem privacidade para compartilhar entre si as suas lutas na criação de filhos adolescentes. Normalmente temos um palestrante convidado.

6 - A escola dos meus sonhos – Em elaboração: reuniões periódicas com os representantes de sala visando a transformação democrática da escola.

7 – Incentivo à leitura e revitalização da Biblioteca (em elaboração).

8 – Caminhada rumo ao ENEM. - Em elaboração: juntamente com os professores (planejamento por áreas).
 
 

Relatório 2010



Esse relatório é um pouco mais difícil de ser feito que o do ano anterior. 2010 foi um ano lotado de atividades, mas com poucas oportunidades de registro, devido aos acontecimentos abaixo descritos. Ao contrário de 2009, quando eu pude afirmar com certeza a quantidade de alunos e pais atendidos, não tenho como precisar muita coisa em termo de números. Mas com certeza posso afirmar que o número de atendimentos subiu de forma considerável, já que o Gestor já havia se tornado uma figura mais conhecida de muitos de nossos alunos e familiares.
O motivo da dificuldade de registro foi a aposentadoria da dona Edimar, nossa diretora até o início daquele ano. Pouco antes de sua saída, a diretora começou a me colocar a par da parte administrativa da escola, o que me fez ter que deixar as 13 primeiras atribuições do gestor um pouco de lado. Mesmo assim fiz o possível para manter os planos para aquele ano. Preparei uma palestra para a jornada de planejamento pedagógico visando melhorar o relacionamento aluno/professor, reabri o projeto ajuda “nóis” com a presença da rede gazeta (assista aqui), passei em todas as turmas nos três turnos palestrando detalhadamente sobre o regimento escolar (seu primeiro ano em vigor, gerou muita polêmica). Após a apreensão de drogas na escola (4 vezes nas primeiras semanas) passei a colaborar com a segurança escolar durante todos os recreios nos 3 turnos, além de iniciar o planejamento do projeto de prevenção às drogas e acompanhamento de alguns alunos e famílias.
Então a diretora saiu de férias e no mês seguinte emendou com a aposentadoria.
Para a superintendência de educação eu deveria responder pela escola até a chegada de um novo diretor. A escola não havia recebido a verba para o ano letivo (que só viria a chegar no fim do ano) e o único dinheiro que tínhamos para tocar a escola era o da cantina, que logo foi fechada até se adequar as novas normas de funcionamento. Além dessa crise financeira, a escola sofria infiltrações, rachaduras, panes elétricas, falta de professor, crises de relacionamento entre muitos da equipe e alguns problemas que nem podem ser mencionados, por envolverem situações particulares de membros da comunidade escolar. Para resolver algumas coisas, só mesmo um diretor de fato. Mas no que foi possível assumi as atribuições administrativas da escola e não deixei a peteca cair. Com o empenho do grupo, como alguns professores, equipe de coordenadores e pedagogos, equipe da limpeza, secretaria, conselho de escola e também apoio da superintendência que esteve na escola quando solicitada, a escola não parou, nem teve sua rotina abalada.
No mês de julho a nossa nova diretora chegou para somar à nossa equipe. Ela empenhou-se grandemente em resolver os problemas que a escola estava enfrentando e precisava ainda de mim para parte do trabalho administrativo. Gradativamente até o final do ano fui retornando às funções mais típicas de gestor educacional.
Mesmo tendo muito do tempo tomado com questões administrativas, quero frisar que o trabalho da gestão educacional não foi abandonado. Embora não tenha o registro preciso do ano anterior (pela questão do tempo e escolha de prioridades), posso afirmar seguramente que o número de alunos atendidos, orientados, acompanhados e aconselhados regularmente foi ainda maior, visto que a função já era mais conhecida da comunidade (semelhantemente ao que aconteceu com o atendimento aos pais). Além disso, o gestor esteve a frente das principais ações de relacionamento entre famílias e escola, como dia da família na escola, o dia da assinatura do Termo de Compromisso pela Aprendizagem, além da continuidade ao projeto “Auda Nóis”.
2010 também foi o ano de dois lançamentos de novos projetos. Um deles foi o jornal da escola e o projeto de prevenção às drogas (ver postagens sobre projetos).

Relatório 2009

Equipe de trabalho de 2009
O relatório que apresento abaixo é o texto na íntegra do que foi enviado à SEDU atendendo à uma solicitação em janeiro de 2010. Para esclarecimento de qualquer dúvida que surgir você pode usar o campo comentários ou perguntar pessoalmente ao gestor.

“Ao começar suas atividades no dia 28 de maio de 2009, o Gestor educacional iniciou a preparação e planejamentos preliminares para o desenvolvimento do trabalho. Foi criado um sistema de registro de atividades e realizada uma pesquisa entre alunos e professores, procurando diagnosticar a situação de alguns tópicos relacionados ao potencial educativo da escola, tais como o relacionamento aluno/professor, o interesse dos alunos nas aulas, a frequência do uso de recursos tecnológicos e o interesse da família nos estudos.
Foram criados alguns veículos de comunicação na escola, como a comunidade oficial no Orkut, e, juntamente com a FML da escola, um blog oficial e dado incentivo aos professores a criarem seus próprios blogs. Foi implantado um “momento de reflexão” semanal na abertura dos turnos para tratar de assuntos como caráter, relacionamentos e prevenção a drogas, com música e oração (respeitando-se a diversidade de crenças da comunidade escolar e o caráter laico da instituição), procurando envolver os próprios alunos na realização.
Foram idealizados diversos projetos, alguns ainda em fase de elaboração e dois deles já colocados em execução, a saber, o projeto “Ajuda nóis” e o “escola boa é escola limpa”, ambos anexos ao relatório. Aproveitamos para destacar que os textos do projeto encontram-se como foram originalmente elaborados, sendo que durante a aplicação algumas mudanças foram feitas. A premiação do concurso “escola boa é escola limpa” foi, na realidade, uma bolsa de estudos integral em um cursos de qualificação profissional. Já no “Ajuda nóis” o calendário não foi todo cumprido, por uma dificuldade de agenda de um dos colaboradores. Mas o retorno das atividades do projeto em 2010 está confirmada.
Foi criado um blog de apoio ao projeto “escola boa é escola limpa” e o desenvolvimento dos trabalhos pode ser acompanhado no endereço http://naorabiscomaisamesa.blogspot.com.
A aproximação da família com a escola estreitou-se em resposta às ações da gestão. A família foi procurada (nos casos de ausência e questões disciplinares) e atraída (através de eventos e projetos da escola). A nova função “gestão escolar” foi apresentada aos pais em reunião e o resultado disso foi um aumento da procura da família a equipe da escola. Foram contabilizados 109 atendimentos à família pelo gestor educacional. Ao final do ano foi construída uma cartilha aos pais tendo como base a nova proposta do regimento escolar, com uma mensagem do gestor sobre a parceria família/escola, os direitos e deveres dos pais, e o regime disciplinar. A cartilha foi entregue aos pais que fizeram a matrícula e será tema da primeira reunião de pais do ano de 2010.
Foram também realizados 166 atendimentos a professores, tratando desde assuntos relacionados a alunos, a orientações relacionadas ao desenvolvimento dos projetos, até situações do cotidiano da escola. O gestor também tem participado ativamente da implantação do novo currículo escolar.
Aos alunos foram feitos 351 atendimentos. O conteúdo dos atendimentos foram os mais diversos, entre eles podemos citar: dificuldades na vida escolar, na vida familiar e em relacionamentos, problemas com drogas e criminalidade, orientação profissional, luto, etc. Foram feitos encaminhamentos ao conselho tutelar, à assistência social e ao posto de saúde. Foi realizado um levantamento dos alunos em risco de evasão para contato com as famílias e encaminhamento aos órgãos competentes.
Além do trabalho individual de orientação profissional, quando procurado, foi feito um acompanhamento especial com as turmas finalistas do ensino médio, com três excursões a instituição de ensino superior e informações constantes sobre oportunidades de cursos e sobre o ENEM. Foi ainda criada uma lista de discussão por email para facilitar a difusão de informações e colocar professores e alunos em contato para o caso de dúvidas sobre os conteúdos do novo ENEM.
O gestor ainda deu apoio direto em todos os eventos e projetos realizados em 2009, além de divulgar muito do que aconteceu nos murais da escola, e site da SEDU. Outras ações relacionadas ao cotidiano da escola, como organização dos alunos nas entradas de turno e organização da distribuição da merenda escolar, acompanhamento da segurança na escola também foram realizadas pelo gestor.”