quinta-feira, 24 de março de 2011

Saúde vocal do professor

Ontem participei de uma reunião para apresentar o microfone do professor, no auditório da SEDU.
Já existe um projeto de lei que pretende obrigar todos os professores a usarem microfones, como material de segurança no trabalho. A proposta da SEDU é se adiantar e oferecer esse recurso gradualmente a 100% da rede. Nossa escola fará parte do primeiro grupo a receber.

Depois de um ano de testes em algumas escolas escolheram o aparelho. Trata-se de uma caixa de som wi fi, com um microfone de mão e um de cabeça. Além disso ela possui possibilidade de entrada de um microfone normal ou qualquer áudio (como computador ou CD player).

A princípio, a caixa foi desenvolvida para ser pessoal. Vem com uma bolsa que facilita o transporte. No entanto, ao invés de cada professor receber uma, as escolas vão receber conforme o número de salas de aula. Cada professor receberá um microfone de cabeça individual, por questões de higiene.

Os quites já foram entregues na SEDU e ao que parece só faltam as etapas finais de organização de entrega para que a gente receba os nossos.

Dei um futucada no aparelho. Pareceu bom. Resta saber se não vão interferir de uma sala na outra, como acontece em aparelhos WI FI.

Atendendo a pedidos


Sobre a foto do blog, eu sei que alguns riram (que bom) e que alguns de mal humor torceram o nariz. Então, detalhemos o significado disso.
Como havia dito anteriormente, trata-se de uma paródia de uma pintura famosa de Alex Ross. A história em questão é Super-Homem - Paz na Terra, escrita por Paul Dini. Super-homem resolve deixar seus inimigos clássicos um pouco de lado para encarar uma grande inimiga da humanidade: a fome.
Ele tem o poder para fazer muita coisa, mas acaba sendo grandemente frustrado por conta de politicagens humanas trabalhando no sentido contrário e ainda leva pedrada de alguns que está tentando ajudar (pensam que ele é americano).
O que isso tem a ver com o trabalho do gestor?
Afinal, o que isso tem a ver com o trabalho do gestor??
 <<suspiro...>>

sexta-feira, 11 de março de 2011

Projetos


Abaixo, apresentamos os projetos em atividade e em fase de planejamento. Quem quiser conhecê-los além dessa breve descrição, basta procurar o gestor pessoalmente. Quero frisar que os projetos não são do gestor (embora redigidos e gerenciados por ele). São da escola, e nasceram de necessidades e pedidos de algum segmento da comunidade escolar. São para o bem de toda a escola e precisam do apoio e empenho de todos.

1 – Motivação (ainda sem título) - O projeto que tenho colocado como prioridade  é de motivação aos estudos, trabalhando com os alunos um foco na vida, planejamento e motivação. A abrangência é para os três turnos, todas as séries.

2 - Jornal do Peixoto – Projeto que dá voz e visibilidade à opinião do aluno. Trabalha a produção de texto oral e escrito. Conheça a sua origem aqui:

3 - Não rabisco mais a mesa – Trata-se de um conjunto de ações de sensibilização dos alunos no que diz respeito à conservação do patrimônio público escolar. Algumas dessas ações podem ser visualizadas no blog:  O projeto iniciou-se em 2009, ficou um pouco de molho em 2010 e retorna em 2011. (algumas ações só podem ser conhecidas pelos professores e não serão detalhadas no Blog).

4 - Prevenção as drogas (ainda sem nome) – Consiste em ações que levem os jovens a considerarem as drogas como o inimigo. O principal ponto é uma palestra de caráter informativo e emocional. (algumas ações só podem ser conhecidas pelos professores e não serão detalhadas no Blog). Iniciou-se no ano de 2010 e terá continuidade em 2011.


5 - Ajuda nóis – O projeto nasceu de um pedido de socorro de uma mãe de aluno. Consiste em reuniões no formato de grupo de ajuda, onde pais tem privacidade para compartilhar entre si as suas lutas na criação de filhos adolescentes. Normalmente temos um palestrante convidado.

6 - A escola dos meus sonhos – Em elaboração: reuniões periódicas com os representantes de sala visando a transformação democrática da escola.

7 – Incentivo à leitura e revitalização da Biblioteca (em elaboração).

8 – Caminhada rumo ao ENEM. - Em elaboração: juntamente com os professores (planejamento por áreas).


Relatório 2010



Esse relatório é um pouco mais difícil de ser feito que o do ano anterior. 2010 foi um ano lotado de atividades, mas com poucas oportunidades de registro, devido aos acontecimentos abaixo descritos. Ao contrário de 2009, quando eu pude afirmar com certeza a quantidade de alunos e pais atendidos, não tenho como precisar muita coisa em termo de números. Mas com certeza posso afirmar que o número de atendimentos subiu de forma considerável, já que o Gestor já havia se tornado uma figura mais conhecida de muitos de nossos alunos e familiares.
O motivo da dificuldade de registro foi a aposentadoria da dona Edimar, nossa diretora até o início daquele ano. Pouco antes de sua saída, a diretora começou a me colocar a par da parte administrativa da escola, o que me fez ter que deixar as 13 primeiras atribuições do gestor um pouco de lado. Mesmo assim fiz o possível para manter os planos para aquele ano. Preparei uma palestra para a jornada de planejamento pedagógico visando melhorar o relacionamento aluno/professor, reabri o projeto ajuda “nóis” com a presença da rede gazeta (assista aqui), passei em todas as turmas nos três turnos palestrando detalhadamente sobre o regimento escolar (seu primeiro ano em vigor, gerou muita polêmica). Após a apreensão de drogas na escola (4 vezes nas primeiras semanas) passei a colaborar com a segurança escolar durante todos os recreios nos 3 turnos, além de iniciar o planejamento do projeto de prevenção às drogas e acompanhamento de alguns alunos e famílias.
Então a diretora saiu de férias e no mês seguinte emendou com a aposentadoria.
Para a superintendência de educação eu deveria responder pela escola até a chegada de um novo diretor. A escola não havia recebido a verba para o ano letivo (que só viria a chegar no mês de outubro) e o único dinheiro que tínhamos para tocar a escola era o da cantina, que logo foi fechada até se adequar as novas normas de funcionamento. Além dessa crise financeira, a escola sofria infiltrações, rachaduras, panes elétricas, falta de professor, crises de relacionamento entre muitos da equipe e alguns problemas que nem podem ser mencionados, por envolverem situações particulares de membros da comunidade escolar. Para resolver algumas coisas, só mesmo um diretor de fato. Mas no que foi possível assumi as atribuições administrativas da escola e não deixei a peteca cair. Com o empenho do grupo, como alguns professores, equipe de coordenadores e pedagogos, equipe da limpeza, secretaria, conselho de escola e também apoio da superintendência que esteve na escola quando solicitada, a escola não parou, nem teve sua rotina abalada.
No mês de julho a nossa nova diretora chegou para somar à nossa equipe. Ela empenhou-se grandemente em resolver os problemas que a escola estava enfrentando e precisava ainda de mim para parte do trabalho administrativo. Gradativamente até o final do ano fui retornando às funções mais típicas de gestor educacional.
Mesmo tendo muito do tempo tomado com questões administrativas, quero frisar que o trabalho da gestão educacional não foi abandonado. Embora não tenha o registro preciso do ano anterior (pela questão do tempo e escolha de prioridades), posso afirmar seguramente que o número de alunos atendidos, orientados, acompanhados e aconselhados regularmente foi ainda maior, visto que a função já era mais conhecida da comunidade (semelhantemente ao que aconteceu com o atendimento aos pais). Além disso, o gestor esteve a frente das principais ações de relacionamento entre famílias e escola, como dia da família na escola, o dia da assinatura do Termo de Compromisso pela Aprendizagem, além da continuidade ao projeto “Auda Nóis”.
2010 também foi o ano de dois lançamentos de novos projetos. Um deles foi o jornal da escola e o projeto de prevenção às drogas (ver postagens sobre projetos).


Relatório 2009

Equipe de trabalho de 2009
O relatório que apresento abaixo é o texto na íntegra do que foi enviado à SEDU atendendo à uma solicitação em janeiro de 2010. Para esclarecimento de qualquer dúvida que surgir você pode usar o campo comentários ou perguntar pessoalmente ao gestor.

“Ao começar suas atividades no dia 28 de maio de 2009, o Gestor educacional iniciou a preparação e planejamentos preliminares para o desenvolvimento do trabalho. Foi criado um sistema de registro de atividades e realizada uma pesquisa entre alunos e professores, procurando diagnosticar a situação de alguns tópicos relacionados ao potencial educativo da escola, tais como o relacionamento aluno/professor, o interesse dos alunos nas aulas, a frequência do uso de recursos tecnológicos e o interesse da família nos estudos.
Foram criados alguns veículos de comunicação na escola, como a comunidade oficial no Orkut, e, juntamente com a FML da escola, um blog oficial e dado incentivo aos professores a criarem seus próprios blogs. Foi implantado um “momento de reflexão” semanal na abertura dos turnos para tratar de assuntos como caráter, relacionamentos e prevenção a drogas, com música e oração (respeitando-se a diversidade de crenças da comunidade escolar e o caráter laico da instituição), procurando envolver os próprios alunos na realização.
Foram idealizados diversos projetos, alguns ainda em fase de elaboração e dois deles já colocados em execução, a saber, o projeto “Ajuda nóis” e o “escola boa é escola limpa”, ambos anexos ao relatório. Aproveitamos para destacar que os textos do projeto encontram-se como foram originalmente elaborados, sendo que durante a aplicação algumas mudanças foram feitas. A premiação do concurso “escola boa é escola limpa” foi, na realidade, uma bolsa de estudos integral em um cursos de qualificação profissional. Já no “Ajuda nóis” o calendário não foi todo cumprido, por uma dificuldade de agenda de um dos colaboradores. Mas o retorno das atividades do projeto em 2010 está confirmada.
Foi criado um blog de apoio ao projeto “escola boa é escola limpa” e o desenvolvimento dos trabalhos pode ser acompanhado no endereço http://naorabiscomaisamesa.blogspot.com.
A aproximação da família com a escola estreitou-se em resposta às ações da gestão. A família foi procurada (nos casos de ausência e questões disciplinares) e atraída (através de eventos e projetos da escola). A nova função “gestão escolar” foi apresentada aos pais em reunião e o resultado disso foi um aumento da procura da família a equipe da escola. Foram contabilizados 109 atendimentos à família pelo gestor educacional. Ao final do ano foi construída uma cartilha aos pais tendo como base a nova proposta do regimento escolar, com uma mensagem do gestor sobre a parceria família/escola, os direitos e deveres dos pais, e o regime disciplinar. A cartilha foi entregue aos pais que fizeram a matrícula e será tema da primeira reunião de pais do ano de 2010.
Foram também realizados 166 atendimentos a professores, tratando desde assuntos relacionados a alunos, a orientações relacionadas ao desenvolvimento dos projetos, até situações do cotidiano da escola. O gestor também tem participado ativamente da implantação do novo currículo escolar.
Aos alunos foram feitos 351 atendimentos. O conteúdo dos atendimentos foram os mais diversos, entre eles podemos citar: dificuldades na vida escolar, na vida familiar e em relacionamentos, problemas com drogas e criminalidade, orientação profissional, luto, etc. Foram feitos encaminhamentos ao conselho tutelar, à assistência social e ao posto de saúde. Foi realizado um levantamento dos alunos em risco de evasão para contato com as famílias e encaminhamento aos órgãos competentes.
Além do trabalho individual de orientação profissional, quando procurado, foi feito um acompanhamento especial com as turmas finalistas do ensino médio, com três excursões a instituição de ensino superior e informações constantes sobre oportunidades de cursos e sobre o ENEM. Foi ainda criada uma lista de discussão por email para facilitar a difusão de informações e colocar professores e alunos em contato para o caso de dúvidas sobre os conteúdos do novo ENEM.
O gestor ainda deu apoio direto em todos os eventos e projetos realizados em 2009, além de divulgar muito do que aconteceu nos murais da escola, e site da SEDU. Outras ações relacionadas ao cotidiano da escola, como organização dos alunos nas entradas de turno e organização da distribuição da merenda escolar, acompanhamento da segurança na escola também foram realizadas pelo gestor.”

Quem é o gestor Educacional?

visita à EXPOMAR (Guarapari) com os alunos em 2010 
Não me acho o superman (deixa pra falar de quem eu  me acho em outro post). A imagem de apresentação do blog é uma brincadeira com essa pintura de Alex Ross.
Meu nome é Clériston Nascimento da Silva e sou casado com Jeniffer Nunes Dutra. No momento desse postagem tenho 30 anos.
Sou graduado em Língua Portuguesa e Literatura de Língua Portuguesa pela UFES, especialista em Tecnologia e educação pela PUC Rio (EAD), e estou finalizando meu bacharelado em Teologia pela Faculdade Teológica Unidade de Vitória.
O que vou dizer a seguir pode chocar alguns: Sempre detestei escola. Na primeira série, passava mal pra ir pra casa porque o lugar era deprimente! A educação, de lá pra cá mudou bastante, mas a escola ainda carrega algumas coisas que me aborrecem. Já que temos que ir para esse lugar de segunda a sexta, pelo menos que seja um lugar legal. 
Como professor, minha postura era de erradicar a chatice das aulas. Funcionava bem, nos divertíamos bastante e o aprendizado prosperava. Como gestor o desafio é maior.

Mas a minha missão como gestor ainda é a mesma. Fazer dessa nossa segunda casa um lugar melhor para se estar. Uma escola em que eu gostaria de estudar se fosse adolescente. Uma escola que me instigue a sonhar e me ajude a alcançar meus sonhos.

Além de ser gestor educacional também faço outras coisas na vida. Quem tiver curiosidade continue lendo.

Sou músico compositor. Vocalista, baixista e compositor da “banda de lá”.
Também sou quadrinista. Desde criança escrevo histórias em quadrinhos e tenho algumas histórias publicadas.
Há 8 anos sou o coordenador estadual da organização Embaixadores do Rei aqui no Espírito Santo. Embora seja uma atividade de natureza confessional religiosa, em muitos aspectos se aproxima da gestão escolar.
Também sou seminarista da 1ª Igreja Batista em Nova Almeida, onde leciono em uma classe de estudo bíblico, dirijo o ministério de louvor e prego com certa regularidade.

O que é o cargo “Gestor Educacional”


Esse cargo surgiu de uma proposta da secretaria de educação durante a gestão do Sec. Haroldo Corrêa Rocha chamada de "trio gestor". A ideia é que cada escola fosse gerenciada na forma de gestão compartilhada, dividindo tarefas entre a gestão administrativa (com a diretora), gestão educacional (mais próxima dos alunos) e gestão pedagógica (mais próxima dos professores). Nossa escola, bem como a maior parte das escolas estaduais, não possui um gestor pedagógico, tornando o trio gestor uma dupla gestora.

O processo de escolha do trio gestor aconteceu no início do ano de 2009. A seleção foi aberta a todos os professores efetivos da rede estadual. Em nossa escola, todos os professores que se interessaram participaram do concurso, que consistiu principalmente em uma prova objetiva mais uma redação.

Logo que assumi o cargo, fiz uma divulgação acerca das atribuições em reunião geral e no mural da sala dos professores. Volta e meia precisamos voltar a esse assunto, pois novos professores chegam à escola e antigos se esquecem. Alguns confundem com o “gestor pedagógico” e outros acham que eu deveria somente andar atrás dos seus alunos faltosos. Já fui apresentado à comunidade certa vez como “assistente social da escola”!


Para clarear o assunto, apresento logo abaixo as atribuições do gestor educacional conforme o regimento escolar. Dentre todas as atribuições alistadas, algumas (5 pra ser mais exato) ainda não foram contempladas; durante um ano letivo a escola passa por diversos situações (algumas delas de crise) que nos levam a fazer escolhas de prioridades (isso pode ser verificado nos relatórios).

Das 14 atribuições do gestor gostaria de chamar atenção para uma última:


“XIV - outras atribuições que lhe forem conferidas.”



Na época em que esse regimento estava sendo elaborado e foi enviado às escolas para apreciação, questionei esse tópico, sugerindo uma adição: “...desde que não conflitem com as acima relacionadas”; mas por alguma razão mantiveram o texto original. Isso quer dizer que legalmente o gestor pode ser incumbido de realizar qualquer função na escola, como segurança escolar, técnico de computadores ou professor de defesa contra as artes das trevas.


O gestor deve trabalhar 40 horas semanais, dividindo essa carga horária nos três turnos (confira os horários do gestor na aba horário semanal).


Extraído do regimento escolar:

CAPÍTULO V
DA GESTÃO EDUCACIONAL
Art. 53 A gestão educacional, exercida pelo gestor educacional compreende: planejamento, coordenação, desenvolvimento, acompanhamento e avaliação de atividades que promovam o fortalecimento do potencial educativo da unidade de ensino, o relacionamento entre a unidade de ensino, a família, e a comunidade e a criação de condições apropriadas à convivência pacífica e ao desenvolvimento integral do educando.
Art. 54 São atribuições do gestor educacional:
I - participar do planejamento e da implantação de ações socioeducativas que integram metas e ações da proposta pedagógica na unidade de ensino;
II - coordenar a elaboração e garantir o cumprimento de normas de convivência, visando à saudável interação do educando;
III - articular-se continuamente com o gestor pedagógico e o corpo docente para atuação conjunta, em especial no que se refere ao educando com baixo rendimento escolar;
IV - desenvolver, junto à família e à comunidade, ações de combate à evasão, de melhoria do rendimento escolar e da disciplina na unidade de ensino;
V - atender aos pais/responsáveis, aos educandos e aos visitantes, encaminhando-os a quem de direito, quando a demanda em questão estiver além de suas atribuições;
VI - planejar e implementar ações articuladas junto às famílias;
VII - buscar auxílio de órgãos e instituições que possam apoiar a unidade de ensino e a família quando isso exigir atuação conjunta e conhecimento específico, em especial quanto à orientação no que tange à sexualidade, à prevenção às drogas e à violência;
VIII - organizar atendimento individual ao educando que demonstre necessidade, com base na análise dos registros disponíveis;
IX - organizar reuniões regulares com educandos para ouvir sugestões e fornecer informação e orientação necessária;
X - organizar e desenvolver projetos e atividades que auxiliem o educando no processo de autoconhecimento e em relação ao mundo do trabalho;
XI - participar da elaboração e implementação do plano de desenvolvimento da unidade de ensino;
XII - participar do conselho de classe, em todas as fases, recolhendo informações que subsidiem ações futuras;
XIII - coordenar e organizar o grêmio estudantil e a representação de turmas;
XIV - outras atribuições que lhe forem conferidas.

Função do Blog



Olá, pessoal!
Este blog tem por objetivo ser um canal de comunicação entre o Gestor Educacional e a comunidade escolar da Escola Estadual de Ensino Médio “Antônio José Peixoto Miguel” em Nova Almeida, oferecendo um feedback aos professores, alunos e famílias dos alunos acerca dos trabalhos que vem sendo realizados.
Evidentemente nem tudo o que é feito pode ser blogado, já que isso iria ferir a privacidade dos nossos alunos e as vezes de nossos colegas. Mas aqui você encontrará os horários da semana do gestor de atendimento na escola, os relatórios anuais, uma descrição dos projetos que estão em andamento, sugestões de textos, de filme, opiniões diversas, e mais o que der na telha.
A ideia é que a comunidade escolar possa saber de perto quem é o gestor, pra que ele serve, o que ele tem feito e em que ele pode te ajudar. 
Numa linguagem acessível e informal, esse será o nosso canal de transparência.